segunda-feira, 26 de novembro de 2012

GESTÃO DE CUSTOS

QUANTO CUSTA ?
É voz corrente no mercado, especialmente na ponta da língua de 10 entre 10 empresários que “os custos do meu negócio estão muito altos”; “preciso reduzir custos”; “ninguém aguenta a carga tributária”; etc, etc, etc.
Porém, numa análise mais acurada do mercado é possível diagnosticar uma falha primária em diversos tipos de empresas: o empresário desconhece completamente qual o custo efetivo de seu negócio.
A gestão de custos requer, além do óbvio domínio do ramo de atuação, conhecimentos relevantes sobre contabilidade, economia, finanças, legislação e gestão de materiais. E gestão de custos requer, também, organização dos processos operacionais e disciplina no cumprimento das regras internas.
Os custos traduzem a estrutura necessária para a própria existência do negócio. Custos desnecessários devem ser evitados, ou cortados. Por outro lado, cortar custos essenciais ao processo de produção pode representar perda do nível de qualidade exigido. Lembrando que os tributos (impostos por lei) compõem a carga dos custos e são embutidos no preço de venda, sendo, portanto, transferidos ao consumidor. E sonegação de impostos não é tática de redução de custos; é crime contra a ordem tributária.
Quanto ao preço de venda, a concorrência mercadológica impõe limites ao mercado. Então, toda empresa precisa dominar em detalhes sua estrutura de custos, investindo em profissionais qualificados e utilizando essa premissa como diferencial estratégico e vantagem competitiva.
Pense nisso...

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