sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Varejo pode economizar R$ 1,3 bi por ano com energia

(Revista Supermercado Moderno - 04/01/2013)

Essa economia poderá ocorrer entre super e hipermercados, elevando o lucro líquido sobre o faturamento de 2,76% para 3,33%. Isso caso o setor alcance 20,2% de desconto, percentual médio definido pelo governo federal para reduzir o custo com energia elétrica. Esses cálculos são preliminares e não levam em conta as variáveis envolvendo o segmento varejista e o tipo de contrato com as concessionárias. Foram feitos pela área de inteligência de dados de Supermercado Moderno, considerando o faturamento do setor em 2011, de R$ 227 bilhões, e o gasto médio dos super e hiper com energia de 2,83%.
"Essa despesa com energia varia muito dependendo do tamanho da rede. Evidentemente uma loja independente com área reduzida de balcões refrigerados e congelados, sem ar condicionado, câmaras frias e geradores gasta bem menos do que uma gigante do setor com centenas de lojas", explica Valdir Orsetti, o responsável pela área.
A medida para reduzir o custo da energia elétrica foi anunciada pela Presidente Dilma Rousseff e o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão no dia 11 de setembro do ano passado e deverá entrar em vigor no próximo dia 5 de fevereiro. Para viabilizar a redução, o governo vai renovar por mais trinta anos as concessões de geração, transmissão e distribuição, além de reduzir encargos setoriais que incidem sobre a conta de luz.

A redução varia conforme o nível de tensão e o tipo de contrato, que pode ser firmado com as concessionárias de distribuição ou de geração. Os varejistas são classificados como usuários de média tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário